Ministro das Comunicações confirma que governo divulgou fake news sobre queimadas

Foto: Divulgação

O ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD-RN), afirmou ao UOL Entrevista que o governo errou ao divulgar informações imprecisas sobre as queimadas no Brasil em 2020. No último sábado (26), o perfil oficial da Secretaria Especial da Comunicação Social da Presidência da República (Secom), subordinada à pasta, publicou no Twitter que a área queimada em todo o território nacional em 2020 é a menor dos últimos 18 anos. Faria e outros ministros compartilharam a publicação.

A informação é incorreta, porque compara dados relativos apenas ao acumulado de janeiro a agosto de 2020 a dados em 12 meses de anos anteriores. A postagem foi feita em meio a pressões internas e externas devido ao avanço das queimadas no Pantanal e na Amazônia.

Mesmo reconhecendo o erro, o ministro defendeu a publicação da secretaria e criticou a imprensa por ter publicado reportagens a respeito.

“Teve um erro no Twitter. O ano de 2020 ainda não terminou, obviamente, estamos entrando no mês de outubro, ainda temos três meses. Mas, se olhar a fotografia, é um ano que, provavelmente, terá um dos menores índices de queimadas.” – Fábio Faria, ministro das Comunicações.

(…)

Via UOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *